Insones e gulosos

Pesquisa da Universidade do Alabama – EUA mostra que a privação de sono vem acompanhada do hábito de comer ou beber fazendo outras coisas, como TV e pipoca.


Pesquisadores da Universidade do Alabama – EUA publicaram esta semana resultados de uma pesquisa que mostra que a privação de sono costuma vir acompanhada do hábito de comer ou beber fazendo outras coisas, como assistir TV comendo pipoca. A isso se chama alimentação secundária.

Dormir pouco faz com que a gente tenha comportamentos meio gulosos mesmo. Outra recente pesquisa publicada no periódico Obesity mostrou que se formos a um mercado após uma noite mal dormida, teremos uma tendência em comprar comida em maior quantidade e mais produtos calóricos do que se tivéssemos dormido bem. Já foi até demonstrado que os centros de recompensa cerebral são mais ativados quando olhamos para imagens de alimentos quando estamos em dívida com o sono.

A associação entre privação de sono e maior risco de obesidade já é bem reconhecida. Já foi demonstrado que a privação de sono estimula a produção do hormônio grelina que está ligada ao aumento de fome e preservação de gordura no corpo.

Confira o áudio da coluna Cuca Legal, uma parceria do ICB com a Rádio CBN Brasília:

Fale conosco via WhatsApp