Prometeu e nem começou a cumprir?
Quem prometeu realizar algo na virada do ano e ainda não saiu da estaca zero, pode criar um novo reveillon mental. Nossa mente é mesmo capaz de quase tudo.
Você prometeu realizar algo em 2016 e ainda não saiu da estaca zero? Coragem. Crie um novo reveillon mental que as coisas têm mais chance de ir para frente. Não precisa esperar o próximo primeiro de janeiro.
Criar marcos temporais é um costume que costuma ajudar na execução de projetos. O acesso no google da palavra dieta é maior na época das festas de fim de ano, às segunda-feiras e no começo do mês. Um estudo mostrou que universitários frequentam mais uma academia de ginástica no começo da semana, começo do mês e no dia seguinte ao aniversário.
Esses marcos temporais podem dar um “F5” na história promovendo a sensação de estar começando do zero, com mais motivação e menos culpa. Pesquisadores usam para isso o termo “fresh start effect”.
Uma boa maneira de aumentar nossas chances de alcançar nossas metas é enxergar mais claramente o contraste entre as nossas expectativas e a atual realidade, o quanto realmente avançamos na direção de nosso objetivo. Uma pesquisa mostrou que fumantes têm mais chance largar o cigarro quando escrevem as metas lado a lado com os aspectos negativos da situação presente.
Pois é. Vou imaginando que hoje terei uma festa de reveillon com queima de fogos.
Confira o áudio da coluna Cuca Legal, uma parceria do ICB com a Rádio CBN Brasília: